top of page

Você sabia que pode aumentar sua concentração aprendendo a lidar com o estresse e a ansiedade?

vestibular-sem-estresse-770x434.jpg

Muitos estudantes saem do vestibular dizendo: “Eu sabia a resposta daquela pergunta, mas me deu branco.” Na maioria dos casos isso acontece por causa do estresse e não por falta de capacidade cognitiva ou habilidade escolar.

Durante a importante época do vestibular, vários fatores são geradores de estresse para o aluno. Isso pode causar prejuízo do desempenho na hora da prova, além de gerar sintomas gerais como: insônia, enxaqueca, distúrbios intestinais, irritação, falta de concentração, lapsos de memória, ansiedade, pesadelos e, em casos extremos, depressão.

A importância dessa prova gera muita pressão nos estudantes, pois ela definirá o futuro deles e isso resulta em uma cobrança social e familiar.

Outros fatores também devem ser considerados no momento do vestibular, tais como: a formalidade que a situação exige, o tempo definido e o nível de exigência.

Estudos científicos mostram que o estresse nos torna menos cognitivos e menos coerentes.

 

Resumindo: “estresse faz a gente pensar menos”.

As sessões de Somatic Experiencing, técnica usada na neurociência e psicobiologia, têm como objetivo:

  • Capacitar o aluno a reconhecer os sintomas que o estresse causa no corpo e saber como diminuir seu efeito;

  • Reconhecer os primeiros sintomas das reações de estresse;

  • Ajudar o estudante a entender como seu Sistema Nervoso funciona, identificando quando o mesmo estressa e o que fazer para desestressar;

  • Oferecer ferramentas práticas e rápidas para o aluno acalmar essas reações antes e durante a prova, com o intuito de maximizar sua capacidade cognitiva.

bottom of page